02 ago

O MUNDO DA MODA EM EXPANSÃO

Sílvia Gusmão

A moda é um universo frequentemente associado ao glamour e à badalação. Desfiles, modelos, festas, celebridades, tudo isso cabe nesse universo, mas o que não falta é trabalho nos bastidores. Do primeiro croqui até os aplausos da platéia e o sucesso nas lojas do País, o caminho é longo. Na última década, o mercado da moda, incluindo as grandes marcas e as mais populares, cresceu quase 10%.

 

Apesar de estarem mais acessíveis às outras classes sociais, os itens de moda ainda são mais consumidos pelas classes A e B, que juntas são responsáveis por 57% das vendas. Embora a ascensão das classes C e D que, atualmente, consomem 31% dos itens, também têm aquecido o mercado.
Para saber aproveitar o bom momento da economia brasileira no setor da moda é fundamental ficar atento em novidades que estão além das passarelas. Pesquisas, confecções, estamparia e tecelagem são atividades em que o profissional formado pode investir, além da atuação como estilista. Aqueles que conseguirem cultivar esse olhar para as diversas áreas envolvidas no segmento de moda terão mais chances de ser absorvidos pelo mercado.

 

Em Pernambuco, a moda é um segmento que vem experimentando um notável crescimento nos últimos 20 anos. Hoje, os 15 mil empreendimentos instalados no Polo de Confecções do Agreste — que abraça as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Caruaru e Surubim — absorvem grande parte dos profissionais formados em cursos de moda do Estado, como o da Faculdade Boa Viagem, do Senac e da especialização oferecida pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O sucesso no Polo pode ser visto através do faturamento de R$ 1,7 milhão, o que representa 3% do faturamento da indústria de confecções no País.

 

Além do mercado em expansão, outros fatores determinam uma carreira exitosa na área. Os profissionais precisam pensar a moda como um negócio, além da criação. Por essa razão, ter espírito empreendedor, competência gerencial e visão estratégica podem representar a diferença entre quem aqueles que têm sucesso e aqueles que fracassam.

sexta-feira , 02 de ago, 2013 Categoria : Encarando o mercado

DEPOIMENTOS

Escolher que profissão seguir não é tarefa fácil, especialmente sozinho. Ótimos métodos, boa temática de avaliação, boa dinâmica nos encontros, consultora muito gente boa e ajudou bastante.

 

 

Morgana Herdle

Morgana Herdle
depoimentos de estudantes

“Sou psicólogo e psicanalista, moro em Caruaru. Trabalhei doze anos numa escola particular de classe média nessa cidade. Fiz o curso da Trajeto e saí com um projeto que atendia à minha realidade e necessidade  institucional.

Fiz grandes amizades e trocas de experiências com diversos profissionais de outras escolas e realidades, o que enriqueceu o meu repertório de ação e intervenção junto à minha clientela. Super recomendo o curso. É uma equipe competente e comprometida. Obrigado a todos pela formação!”

Maurício Ramos
depoimentos de profissionais

HISTÓRICO

NEWSLETTER

Cadastre-se abaixo e receba em seu e-mail as novidades da Trajeto Consultoria.
[mc4wp-form]

Rua das Pernambucanas, 407, sala 709.
CEP: 52011 - 010, Graças, Recife - PE.
Fone/Fax: (81) 3221.1566
Website desenvolvido pela Unu Soluções