02 ago

JOVENS PERNAMBUCANOS SE DESTACAM NA PRODUÇÃO DE TECNOLOGIA

Silvia Gusmão

A integração entre empresas e instituição acadêmica não é novidade no Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco. Desde os anos 80 foi implantada a reforma educacional e as parcerias com o setor privado começaram. Além de uma intensa produção acadêmica, os alunos são diariamente desafiados a solucionar problemas práticos do cotidiano, como, por exemplo, desenvolver formas de energia limpa ou criar softwares para computadores.

 

Com uma formação diferenciada, os estudantes da graduação estão se destacando nos concursos internacionais de inovação tecnológica, como o Image Cup. Criado e organizado pela Microsoft, o Image Cup é uma oportunidade para os jovens utilizarem a criatividade, a paixão e o conhecimento técnico, com a intenção de resolver problemas do dia a dia. Este ano, quatro equipes pernambucanas ficaram na final do prêmio que tem como tema “Imagine um mundo onde a tecnologia ajuda a resolver os problemas dos planetas que mais nos desafiam hoje”.

 

Outros projetos como o IdeaToProduct (I2P), da Universidade do Texas, e o próprio C.E.S.A.R, legitimamente pernambucano, também vêm sendo importantes para a criação de uma rede de contatos entre os jovens e as empresas. Neste ano, por exemplo, um ex-aluno do CIn foi contratado pela Google. Pedro Bello participou de várias competições internacionais e chegou a dar cursos na USP.

 

Uma reforma semelhante aconteceu nos cursos federais de Ciência da Computação de Campina Grande e na Amazônia. O investimento do setor privado nesses centros foi fundamental para que fosse formada uma infraestrutura básica que potencialize a criação e a inventividade dos estudantes. O destaque, entretanto, não ocorre apenas na prática. A produção científica do Centro de informática da UFPE publicou mais de 230 artigos em 2010 apenas na pós-graduação. Isso evidencia que a dupla teoria e prática, se bem estruturada, confere um diferencial à formação e ao curso.

sexta-feira , 02 de ago, 2013 Categoria : Conhecimento e inovação

DEPOIMENTOS

Escolher que profissão seguir não é tarefa fácil, especialmente sozinho. Ótimos métodos, boa temática de avaliação, boa dinâmica nos encontros, consultora muito gente boa e ajudou bastante.

 

 

Morgana Herdle

Morgana Herdle
depoimentos de estudantes

“Sou psicólogo e psicanalista, moro em Caruaru. Trabalhei doze anos numa escola particular de classe média nessa cidade. Fiz o curso da Trajeto e saí com um projeto que atendia à minha realidade e necessidade  institucional.

Fiz grandes amizades e trocas de experiências com diversos profissionais de outras escolas e realidades, o que enriqueceu o meu repertório de ação e intervenção junto à minha clientela. Super recomendo o curso. É uma equipe competente e comprometida. Obrigado a todos pela formação!”

Maurício Ramos
depoimentos de profissionais

HISTÓRICO

NEWSLETTER

Cadastre-se abaixo e receba em seu e-mail as novidades da Trajeto Consultoria.
[mc4wp-form]

Rua das Pernambucanas, 407, sala 709.
CEP: 52011 - 010, Graças, Recife - PE.
Fone/Fax: (81) 3221.1566
Website desenvolvido pela Unu Soluções