01 ago

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS



Os biólogos estudam a vida nas suas diversas formas e evoluções. Isso inclui o estudo da origem dos seres, estruturas, funções, distribuição das espécies existentes na superfície terrestre, processos de reprodução e relação com o meio ambiente. Podem atuar na Zoologia (lida com animais); na Botânica (plantas); na Fisiologia (estuda organismos); na Bioquímica (reações químicas nos seres vivos); na Biofísica (aspectos físicos dos seres humanos); na Genética (constituição e herança das informações genéticas); na Biotecnologia (manipulação genética e processos biológicos). Existem duas habilitações: o bacharelado, em que desenvolve estudos, projetos ou realiza pesquisas científicas; e a licenciatura, em que o biólogo exerce atividade de ensino.

 

PERFIL PROFISSIONAL
Interesse pelas ciências biológicas, por pesquisa e atividade de ensino; capacidade de análise, concentração e observação, organização, curiosidade. Domínio de idiomas.

 

MERCADO
As melhores oportunidades estão na indústria farmacêutica, no ensino e na área ambiental. A preocupação com a ecologia tem convocado profissionais para trabalhar em projetos de recuperação de áreas devastadas, elaboração de relatórios de impacto ambiental, programas de reflorestamento e repovoamentos. Em Pernambuco, a chegada do Polo Farmacoquímico com investimentos da ordem de R$ dois bilhões trazidos pelas sete empresas do setor de medicamentos e hemoderivados, prestes a serem instaladas, irão contribuir para o desenvolvimento de pesquisas e criação de oportunidades de emprego. Uma das principais instituições do polo, a Hemobrás ficará pronta em 2014, terá a capacidade de processar 500 mil litros de plasma por ano, que vai permitir a fabricação de hemoderivados (albumina, cola de fibrina, complexo protrombínico, fator IX, fator VIII, fator de Von Willebrand e imunoglobulina). A Hebron, outra empresa do setor situada em Caruaru, fabrica produtos fitoterápicos, químicos, biotecnológicos,… Seu centro de pesquisa e desenvolvimento conta com profissionais qualificados e possui um dos mais bem equipados laboratórios de controle de qualidade do país. Além disso, mantém cooperação com universidades federais e estaduais, e desenvolve projetos em parceria com instituições de pesquisa internacionais.

 

Duração do curso: 03 anos (bacharelado) e 04 anos (licenciatura).

quinta-feira , 01 de ago, 2013 Categoria : Guias das Profissões

DEPOIMENTOS

Escolher que profissão seguir não é tarefa fácil, especialmente sozinho. Ótimos métodos, boa temática de avaliação, boa dinâmica nos encontros, consultora muito gente boa e ajudou bastante.

 

 

Morgana Herdle

Morgana Herdle
depoimentos de estudantes

“Sou psicólogo e psicanalista, moro em Caruaru. Trabalhei doze anos numa escola particular de classe média nessa cidade. Fiz o curso da Trajeto e saí com um projeto que atendia à minha realidade e necessidade  institucional.

Fiz grandes amizades e trocas de experiências com diversos profissionais de outras escolas e realidades, o que enriqueceu o meu repertório de ação e intervenção junto à minha clientela. Super recomendo o curso. É uma equipe competente e comprometida. Obrigado a todos pela formação!”

Maurício Ramos
depoimentos de profissionais

HISTÓRICO

NEWSLETTER

Cadastre-se abaixo e receba em seu e-mail as novidades da Trajeto Consultoria.
[mc4wp-form]

Rua das Pernambucanas, 407, sala 709.
CEP: 52011 - 010, Graças, Recife - PE.
Fone/Fax: (81) 3221.1566
Website desenvolvido pela Unu Soluções