02 ago

BOM APETITE, PERNAMBUCO!

Sílvia Gusmão

Em plena ascensão no Brasil, o mercado de restaurantes revela-se, cada vez mais, promissor. Como a economia do país passa por um bom momento, a transformação social alcançou milhões de brasileiros. Nos últimos anos, eles passaram a comer mais fora de casa, e essa mudança de hábito da população abriu caminho para o crescimento do setor de alimentação fora do lar. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), restaurantes, bares e lanchonetes faturaram 73 bilhões de reais em 2010. Isso foi possível porque a parte do orçamento das famílias destinada à alimentação também aumentou. Enquanto, em 2002, 24% desse orçamento era aplicado fora do lar, no ano passado, essa porcentagem subiu para 31%. A previsão? Que, em 2014, esse número atinja 38%, valor próximo ao verificado nos Estados Unidos.

 

Com esse cenário favorável, o país passou a verificar uma ascensão regional e novos polos gastronômicos surgiram, entre eles, o de Pernambuco. Com o ritmo acelerado do crescimento da economia estadual, o mercado de restaurantes do Estado soube aproveitar a evolução de renda dos pernambucanos para se expandir e se consolidar. Prova disso é o total de estabelecimentos do setor de alimentação situados em Pernambuco que foram selecionados pela recente edição do guia gastronômico Comer & Beber, da Veja. A capital pernambucana possui 270 restaurantes estrelados pela rigorosa seleção da revista, mais do que Brasília e Belo Horizonte, por exemplo.

 

Outra marca do desenvolvimento do mercado gastronômico pernambucano é o êxito alcançado pelas últimas edições de festivais de gastronomia do Estado. Em 2010, o Pernambuco Restaurant Week contou com a participação de 18 estabelecimentos a mais que em 2009, o que resultou na comercialização de aproximadamente 15 mil menus. Os ventos são favoráveis ao setor de alimentação fora do lar, ao ponto de ter sido necessária uma tiragem extra da versão atualizada do Guia Gastronômico 2010–2011 que acaba de ser lançada pela seccional Pernambuco da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE). Após o primeiro lote de 20 mil exemplares se esgotar rapidamente, mais 10 mil serão distribuídos gratuitamente para bares, restaurantes, aeroportos e hotéis do Estado, contendo endereço, horário de funcionamento, contatos e outras informações de mais de 100 opções de estabelecimentos distribuídos entre 12 cidades pernambucanas.

Maior polo gastronômico do Norte-Nordeste e o terceiro do Brasil, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro, Pernambuco precisa, porém, formar um contingente crescente de bons profissionais para acompanhar o desenvolvimento do setor. Há atualmente quatro cursos superiores na área de gastronomia no Estado, sem falar dos cursos técnicos do Senac e dos cursos rápidos de instituições como a Oficina de Chefs e o Instituto de Gastronomia.

 

Devido à instalação de grandes hotéis e resorts no Estado e a expansão do número de bares e restaurantes na cidade, além da proximidade da Copa de 2014, da qual Pernambuco é uma das sub-sedes, a expectativa é a melhor possível para todos: para os alunos, que terminam a formação praticamente com emprego garantido; para os proprietários dos estabelecimentos, que encontram grandes perspectivas de crescimento dos negócios; e para os clientes, que se sentem cada vez mais atraídos a aproveitarem toda a qualidade e diversidade gastronômica que estão à sua espera do lado de fora da porta de casa.

sexta-feira , 02 de ago, 2013 Categoria : Encarando o mercado

DEPOIMENTOS

Escolher que profissão seguir não é tarefa fácil, especialmente sozinho. Ótimos métodos, boa temática de avaliação, boa dinâmica nos encontros, consultora muito gente boa e ajudou bastante.

 

 

Morgana Herdle

Morgana Herdle
depoimentos de estudantes

“Sou psicólogo e psicanalista, moro em Caruaru. Trabalhei doze anos numa escola particular de classe média nessa cidade. Fiz o curso da Trajeto e saí com um projeto que atendia à minha realidade e necessidade  institucional.

Fiz grandes amizades e trocas de experiências com diversos profissionais de outras escolas e realidades, o que enriqueceu o meu repertório de ação e intervenção junto à minha clientela. Super recomendo o curso. É uma equipe competente e comprometida. Obrigado a todos pela formação!”

Maurício Ramos
depoimentos de profissionais

HISTÓRICO

NEWSLETTER

Cadastre-se abaixo e receba em seu e-mail as novidades da Trajeto Consultoria.
[mc4wp-form]

Rua das Pernambucanas, 407, sala 709.
CEP: 52011 - 010, Graças, Recife - PE.
Fone/Fax: (81) 3221.1566
Website desenvolvido pela Unu Soluções