02 ago

A REVOLUÇÃO DA TI

Sílvia Gusmão

A Tecnologia da Informação tem presença massiva na economia, nas empresas e na vida das pessoas. Sua história remete ao final da segunda guerra mundial com o desenvolvimento do transistor, segue com o aparecimento dos sistemas digitais que possibilitaram o surgimento dos primeiros computadores digitais, chegou aos softwares até alcançar a invasão da internet.

 

Se a primeira fase da TI diz respeito à sua larga utilização nas organizações, num segundo tempo, o processo de informatização se expande para o uso pessoal com a fabricação dos celulares, tablets, câmaras digitais, iPod… Entretanto, a verdadeira revolução, segundo Silvio Meira, cientista chefe do C.E.S.A.R, em recente entrevista no Bom dia Pernambuco, será a intervenção direta da TI na vida a partir da modificação de DNAs, da criação de resinas artificiais para restituir a visão, de sistemas introduzidos no corpo humano para auxiliar a controlar doenças das pessoas, dentre outros coisas.

 

No quesito TI, Recife possui um polo de desenvolvimento que se consolida como um dos maiores do País. Criado em 2000, o Porto Digital chega a 2012 com 200 empresas, entre desenvolvedoras de software e prestadoras de serviços tecnológicos que abrange gigantes globais, como IBM e Microsoft, e brasileiras, como a fabricante de sistemas para bancos BRQ. O faturamento delas, em 2010, foi de R$ 1 bilhão e, em 2011, os investimentos cresceram 5,6 vezes.

 

Além desse panorama de expansão, nossa capital oferece o maior número de cursos de informática do Brasil, em várias modalidades: mais práticos, curtos, para quem quer seguir carreira acadêmica ou se especializar. E não apenas de ensino superior. Alunos da escola técnica Etepam (Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhaes) já ganharam a COPA da Microsoft.

 

Trata-se de uma rota de futuro, mas seguir carreira na área de Tecnologia da Informação exige muita dedicação e estudo, aliados à capacidade de inovar e de empreender. Como o avanço da tecnologia e suas inovações acontecem numa velocidade estratosférica, é preciso se atualizar sistematicamente para estar entre os melhores e não perder o bonde andando.

sexta-feira , 02 de ago, 2013 Categoria : Encarando o mercado

DEPOIMENTOS

Escolher que profissão seguir não é tarefa fácil, especialmente sozinho. Ótimos métodos, boa temática de avaliação, boa dinâmica nos encontros, consultora muito gente boa e ajudou bastante.

 

 

Morgana Herdle

Morgana Herdle
depoimentos de estudantes

“Sou psicólogo e psicanalista, moro em Caruaru. Trabalhei doze anos numa escola particular de classe média nessa cidade. Fiz o curso da Trajeto e saí com um projeto que atendia à minha realidade e necessidade  institucional.

Fiz grandes amizades e trocas de experiências com diversos profissionais de outras escolas e realidades, o que enriqueceu o meu repertório de ação e intervenção junto à minha clientela. Super recomendo o curso. É uma equipe competente e comprometida. Obrigado a todos pela formação!”

Maurício Ramos
depoimentos de profissionais

HISTÓRICO

NEWSLETTER

Cadastre-se abaixo e receba em seu e-mail as novidades da Trajeto Consultoria.
[mc4wp-form]

Rua das Pernambucanas, 407, sala 709.
CEP: 52011 - 010, Graças, Recife - PE.
Fone/Fax: (81) 3221.1566
Website desenvolvido pela Unu Soluções