02 ago

A INOVAÇÃO E A HORA DE “PIVOTAR”

Rafaella Botelho Cursino

Mudar a estratégia da empresa, mantendo o máximo do aprendizado, da estrutura e da base de consumidores já conquistados é o foco do chamado processo de pivô, termo que entrou em moda entre empreendedores, especialmente do mundo digital, que precisam modificar algum elemento do negócio para que ele cresça mais rapidamente ou para que seja lucrativo sem destruí-lo por completo.
Não se trata apenas de “mudar de ideia”. “Pivotar” abarca também observar atentamente o mercado, analisar o produto, conversar com clientes e verificar se existem outros caminhos mais relevantes.

 

O principal sinal de que um negócio demanda passar por um “pivô” é a dificuldade de ganhar dinheiro com ele, mesmo que seja bem-sucedido do ponto de vista do número de usuários. O produto ou serviço pode ser considerado bom pelos clientes ou usuários, mas muitas pessoas não estão dispostas a pagar por ele. Enfim, há pouca adesão dos clientes.

 

Para o lançamento de um produto inovador ou de produtos que passaram por “pivô”, realizar testes e conversar diretamente com potenciais clientes pode revelar que há demanda para o produto ou serviço em questão. Entender o mercado, desenvolvendo permanentemente a experimentação e o diálogo, é fundamental para fazer adaptações no produto para que ele atenda às necessidades dos consumidores, e não simplesmente à vontade dos donos da empresa.

 

A necessidade de mudança de foco pode ser exemplificada por Marcelo Brígido. Em 2009, ele lançou o serviço Minha Casa via Web, em que usuários tinham de pagar para usar um simulador que indicava quanto iriam gastar na reforma da casa, entre material de construção e mão de obra. Não faltaram elogios à ferramenta, mas na prática as vendas não foram significativas. Então, ele começou a testar outras possibilidades e a conversar com fabricantes, varejistas e agentes financeiros. Descobriu que os clientes estavam dispostos a pagar por informações sobre os usuários do serviço para usar em campanhas de marketing e entender melhor as tendências de consumo dos moradores de cada região. Transformado, o negócio passou a se chamar Portal Arquitecasa e conta hoje com 30 clientes que pagam por esse tipo de relatório, a exemplo das redes de varejo desse segmento.

Para Yuri Gitahy, investidor-anjo e fundador da Aceleradora, sempre que se quer testar uma nova direção, é importante implementar um produto levemente diferente e comparar as métricas atuais com as do ciclo anterior. Se forem piores, o pivô foi ruim. Se forem melhores, ou seja, se conquistou mais clientes, tem boas chances. Antes, porém, de se mudar de rota, é necessário identificar e analisar onde se localiza o erro: no modelo de negócio, na equipe ou no produto.

 

A inovação pode ser apenas um novo ponto de vista sobre as cartas que já estão na mesa, sem que isso leve, necessariamente, a uma grande revolução. Basta que um novo modo de lidar com essas cartas leve ao sucesso.

sexta-feira , 02 de ago, 2013 Categoria : Conhecimento e inovação

DEPOIMENTOS

Escolher que profissão seguir não é tarefa fácil, especialmente sozinho. Ótimos métodos, boa temática de avaliação, boa dinâmica nos encontros, consultora muito gente boa e ajudou bastante.

 

 

Morgana Herdle

Morgana Herdle
depoimentos de estudantes

“Sou psicólogo e psicanalista, moro em Caruaru. Trabalhei doze anos numa escola particular de classe média nessa cidade. Fiz o curso da Trajeto e saí com um projeto que atendia à minha realidade e necessidade  institucional.

Fiz grandes amizades e trocas de experiências com diversos profissionais de outras escolas e realidades, o que enriqueceu o meu repertório de ação e intervenção junto à minha clientela. Super recomendo o curso. É uma equipe competente e comprometida. Obrigado a todos pela formação!”

Maurício Ramos
depoimentos de profissionais

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